terça-feira, 4 de maio de 2010

Boldo de jardim

Nome:
boldo-de-jardim, falso-boldo, boldo, boldo-brasileiro, boldo-do-reino, alum, boldo-nacional, malva-santa, malva-amarga, sete-dores, boldo-do-brasil, falso-boldo, folha-de-oxala

Nome cientifico:
Plectranthus barbatus ou coleus barbatus

Familia:
Labiatae (lamiaceae)

Origem:
Originaria da Ìndia, trazida para o Brasil no periodo colonial.

Curiosidade:
O boldo de Jardim é facilmente confundido com os diversos tipos de boldos, incluindo o boldo do chile
(Peumus boldus). Porem o boldo chileno é de dificil cultivo no Brasil, sendo muito comum que sejam confundidos com o Boldo de Jardim, as poucas especies e remedios derivados do boldo-do-chile são em sua maioria importados.

Caracteristicas gerais:
Planta herbácea ou subarbustiva, aromatica, perene, erecta quando jovem e decumbente após 1-2 anos, pouco ramificada, de até 1,5 de altura. Folhas opostas, simples, ovalada de bordos denteadas, pilosas, medindo 5 a 8 cm de comprimento e de sabor muito amargo, flexiveis mesmo quando secas, sendo suculentas quando frescas. Produz flores azuis, dispostas em imflorescencias racemosas apicais.



Constituintes quimicos:
Oleo essencial rico em guaieno e fenchona, Barbatusina, ciclobarbatusina, cariocal, alem de tripernoides e esteroides

Estudos Cientificos:
Alguns estudos cientificos foram feitos com relação a plectranthus barbatus porem ainda tem muito a ser estudada, pois embora o uso popular desta planta possa ser justificada pela comprovação experimental da atividade hipossecretora gástrica, ainda nao se conhecem seus principios ativos responsaveis por esta ação.O ensaio farmacologico do extrato aquoso de suas folhas mostrou ação hipossecretora gástrica, diminuindo não só o volume de suco gástrico como a sua acidez ( Lapa, A.J., L.A. Fischman, L.A. Skoropa, C. Souccar. 1991)

Propriedade Medicinais:
Hipossecretora gastrica, diminuição da acidez do suco gastrico.

Usos terapeuticos:
Gastrite, dispepsia, azia, mal-estar gastrico, ressaca, e como amargo estimulante do apetite e da digestão.

Modo de preparo:
Usa-se o chá ou o extrato aquoso feito de preferencia com a folha fresca. O chá é feito no processo de infusão, feito com 3 ou 4 folhas com agua fervente em quantidade suficiente para uma xicara média (200 ml). Tomar 3 vezes ao dia.

Bibliografia:

ALONSO, J R., Tratado de Fitoterapia, Bases Clinicas y Farmacológicas, Editora: Íris, 1998.

Lorenzi, H., Matos, F.J., Plantas medicinais no Brasil, Nativas e Exosticas, Editora: Instituto Plantarum de estudos da flora Ltda. 2002

2 comentários:

  1. Olá blogueiro!

    O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download.

    Caso se interesse, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Obrigado!

    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  2. agradeço a informação pois tinha essa duvida á tempos das diferenças dos boldos.

    ResponderExcluir