sábado, 5 de dezembro de 2015

Hortelã (Mentha x piperita)

Hortelã 

 












Nome científico: Mentha x piperita

Outros Nomes Populares: mint (Inglês), menta piperita (Espanhol), Hortelã-Pimenta (Português).

Família: Lamiaceae.

Parte Utilizada: folhas e talos.

Descrição Botânica: Folhas inteiras, membranosas, rugosas, quebradiças, oposto-cruzadas, pecioladas, verdes a verdeamarronzadas quando secas, com numerosos tricomas glandulares na face abaxial da lâmina, visíveis com lente de 6x ou contra a luz, como pontos claros, amarelos, brilhantes e tricomas tectores distribuídos sobre as nervuras; venação camptódroma-broquidódroma, nervura principal espessa e pronunciada em ambas as faces, nervuras secundárias em ângulo aproximado de 45°, depressas na face adaxial e salientes na face abaxial. Lâmina ovalada a ovalado-lanceolada, ápice agudo, base irregularmente arredondada e assimétrica, margem irregularmente serreada, com dentes agudos, medindo de 3,0 cm a 9,0 cm de comprimento e 1,0 cm a 5,0 cm de largura. Pecíolo de 0,5 cm a 1,0 cm de comprimento, verde, quando seco vinoso-acastanhado, côncavo na face adaxial, convexo na face abaxial e com costelas laterais, com tricomas iguais aos da lâmina.

Uso terapêutico: tratamento de febre, das dores de cabeça e dos problemas digestivos, carminativo, colagogo, antiespasmódico, diaforético, refrescante, tónico, vasodilatador, antiespasmódico, analgésico e carminativo.

Sistemas de atuação: TGI (Trato Gastrointestinal), SNC (Sistema Nervoso Central), Sistema Cardiovascular.

Indicação de uso: Infusão: aquecer a temperatura até cerca de 75ºC, deixar 3g/L em infusão durante 5 minutos, coar e servir. A infusão é utilizada no tratamento da síndrome de intestino irritável entre outros problemas digestivos. Externamente, a loção é aplicada na pele para aliviar a dor e reduzir a sensibilidade. Quando diluído, pode ser usado como inalador e espalhado no corpo para aliviar e tratar as infeções respiratórias.

Constituintes Químicos: Óleo essencial (0,5-4%): mentol, mentona, acetato de mentilo, eucaliptol, entre outros; Flavonoides (12%), Taninos (6-12%) e outros. (ALONSO, 2007)

Contraindicação: O óleo essencial não deve ser utilizado via oral por pessoas que apresentam obstrução biliar, danos hepáticos severos, crianças, lactantes e gestantes. (ALONSO, 2007)

Toxicidade: Pode causar irritação e/ou alergia em pessoas sensíveis ao mentol. Em doses extremamente altas, pode induzir efeitos narcóticos, além de poder inibir os reflexos e movimentos voluntários, podendo chegar a causar a morte por paralisia do centro respiratório bulbar.

Interações Medicamentosas e associações: Aumenta o efeito estrogênico quando administrado junto a repositores de estradiol. Pode incrementar a ação de bloqueadores cálcicos sobre a musculatura lisa.

Bibliografia:
ALONSO, J. Tratado de Fitofármacos y Nutracéuticos. 1o. ed. Rosario, Argentina: Corpus Editorial y Distribuidora, 2007.
ANVISA. HORTELÃ-PIMENTA, FOLHAS. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/hotsite/farmacopeiabrasileira/arquivos/cp38_plantas/hortela_pimenta_folhas.pdf>.
AROMÁTICAS, C. DAS. Hortelã-pimenta: Mentha x piperita. Disponível em: <http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/plantas-em-vaso-bio/hortela-pimenta-mentha-piperita-2/>. Acesso em: 1 out. 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário